A verdade sobre a cirurgia plástica depois da gravidez

EM: 8 de agosto de 2016

Só quem já teve filho para saber que muitas vezes os momentos de felicidade após o nascimento de um bebê podem conviver lado a lado com o sentimento de autoestima baixa da mamãe. A pele pode ficar flácida, o peso muda e os seios, com a variação hormonal, caem. Algumas mulheres lidam melhor com essa fase, enquanto outras passam a não se sentir tão atraentes quanto antes.

 

Recorrer à cirurgia plástica é o primeiro pensamento, porém é preciso pensar bem e aguardar antes de recorrer ao bisturi. A cirurgia nesse momento pode ser arriscada. Os vasos sanguíneos estão mais dilatados, aumentando o risco de hemorragia, e os tecidos ainda estão infiltrados por causa dos hormônios da gravidez. A plástica nas mamas em fase de amamentação é especialmente perigosa: pode gerar infecções e formações de cistos.

 

A regra número é ter muita cautela. Após o parto, independentemente se tenha sido normal ou cesariana, o corpo ainda está voltando ao normal com as mudanças hormonais e isso causa um inchaço natural. O ideal é esperar cerca de um ano antes de colocar a prótese mamária e ao menos oito meses após o período de amamentação antes de partir para uma lipoaspiração.

 

Enquanto a cirurgia não vem…

Para perder peso, é preciso cuidar da saúde antes, durante e após a gestação. E nada de emagrecimento instantâneo, viu? O mais saudável é um emagrecimento gradativo nos próximos meses. Praticar exercícios físicos específicos para o momento, manter uma alimentação saudável, não engordar mais do que o recomendado pelo médico e hidratar bem a pele são recomendações que valem para todos, mas especialmente para as grávidas e mamães que acabaram de ter filhos.

 

Outra dica para perder peso é amamentar: além de gerar um laço com seu filhote e nutri-lo de forma saudável, ajuda a mamãe a perder calorias. “O processo também faz com que o útero se contraia e volte ao tamanho original por causa da movimentação de hormônios”, conta o cirurgião-plástico.

 

Está considerando uma cirurgia? Confira esses três passos:

– Espere! Qualquer cirurgia logo após o parto não vale o risco.

– Enquanto espera, que tal manter uma vida saudável? Comer bem e praticar exercícios físicos são fundamentais para perder peso e para o bem-estar.

– Esperou? Após um ano, consulte um cirurgião-plástico de confiança e reflita se vale à pena.

Relacionados

Como acabar com a papada? Alguma vez você já se olhou no espelho ou tirou uma foto e se incomodou com aquele excesso de pele abaixo do queixo, a conhecida (e odiada), papada? T...
Qual a melhor época para uma plástica? Umas das perguntas mais frequentes nos consultórios dos cirurgiões é se existe época certa do ano para fazer uma cirurgia plástica e se o inverno é o ...
Duas dúvidas recorrentes sobre lipo respondidas  A lipoaspiração continua sendo um dos procedimentos mais buscados pelas mulheres brasileiras para remover aquelas gordurinhas indesejadas e conseguir...

Tags

Categorias


Viverno digital

Loading...